Fundação Banco do Brasil

 

Conhecer, divulgar e transformar

 

Contribuir com a transformação social do país através do desenvolvimento de programas em diversas áreas, como educação, saúde, geração de trabalho e renda, meio ambiente e inclusão social. Este é o trabalho da Fundação Banco do Brasil que, ao comemorar 15 anos de atuação, pode  convocar o  testemunho de  mais de 700  municípios  brasileiros que contam com pelo menos um de seus 10 programas sociais e das mais de 3,2 milhões de pessoas beneficiadas, somente em 2002.

 Tão  diversos  quanto  os produtos  do seu  instituidor e tão abrangentes quanto a rede de agências  Banco do Brasil, os  programas  da  Fundação atendem diferentes públicos: de crianças  e  adolescentes com câncer a  pequenos  empreendedores  urbanos e rurais, de estudantes da rede pública de ensino a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade da alfabetização.

 Dentre os programas desenvolvidos pela Fundação, destaca-se o  Diversidade, que atua na inclusão social de segmentos estigmatizados através da articulação e geração e disseminação de conhecimento. O lançamento da publicação Retratos da Deficiência no Brasil é um trabalho que busca expor a realidade e os números que desvendam o universo das pessoas portadoras de deficiência.

 Nesse sentido, o Retratos da Deficiência no Brasil aborda, entre outras coisas, as condições de moradia e a distribuição geográfica, os níveis de capacitação profissional e o nível de renda, o  acesso  aos serviços públicos e  privados, a expectativa e a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência.

 Com esse trabalho, feito  a  partir  da  compilação dos dados estatísticos e  de levantamento bibliográfico disponíveis sobre a deficiência, a Fundação Banco do Brasil acredita colaborar com  a redução da desinformação e  do preconceito que norteiam o tema, incentivar  novas pesquisas, fomentar a discussão da diversidade e contribuir para uma mudança cultural da sociedade.

 Mais do que formas de representar pessoas, coisas e situações, os retratos têm o poder de despertar, conscientizar, mobilizar e corrigir. Retratos da Deficiência no Brasil chegou para isso. Afinal, a diversidade inclui todo mundo - inclui você.

  

Jacques Pena

Presidente da Fundação Banco do Brasil